sábado, 24 de abril de 2010

Plano de Negócio

Profª Ms. Ana Maria Conti Vieira

É sabido que todo e qualquer novo empreendimento somente pode ser planejado a partir de um Plano de Negócio. No entanto, a experiência nos mostra que a grande maioria dos novos empreendimentos não adotam essa postura.
As conseqüências do não planejamento de uma empresa são profundas culminando, inclusive, em sua morte prematura.
Planejar uma empresa utilizando um modelo de Plano de Negócio é simples, mas necessita de total envolvimento do empreendedor. É preciso dedicação, busca de informações e muita pesquisa.
Normalmente os empreendedores ficam um tanto atrapalhados quando começam a trabalhar com um Plano de negócio. A impressão é que será um trabalho difícil e que não levará a lugar algum.
Para evitar esse tipo de sentimento o melhor é buscar um modelo e seguí-lo como base.
Na Internet é possível encontrar vários modelos de Planos de Negócio. Alguns muito bons, outros no mínimo simplistas ao extremo, uns gratuitos e outros não.
Vou deixar aqui disponibilizado um modelo que criei baseado na experiência que possuo. Acredito que será de grande valia. Naturalmente o leitor poderá pensar se é o melhor modelo e, eu, respondo que é um modelo que dará um suporte bem detalhado e que poderá haver outros melhores, mas tenho a convicção que este modelo é bem abrangente nas questões levantadas.

Modelo de Plano de Negócio

Empresa

Coloque o nome da empresa, mesmo que seja um nome temporário

Objetivos

Descreva os objetivos de sua empresa, o porquê de sua existência, quais os alvos que pretende atingir. Devem ser definidos em termos qualitativos.

Valores e princípios

Descreva quais os valores e princípios que você deseja imprimir em sua empresa. Exemplos: transparência, ética, valorização da equipe, inovação constante, mas tente descrever o melhor possível cada um dos valores. Não coloque apenas como tópicos e, também, não coloque apenas para fazer número. Lembre-se que valores e princípios somente são válidos se defendidos e buscados diariamente.


Etapa Planejar

1. Ficha técnica

Descreva em detalhes seu negócio, inclusive relacionando os equipamentos necessários para sua viabilidade.

2. Histórico da situação atual

Faça uma análise do contexto atual considerando aspectos geográficos, econômicos, políticos e sociais, num contexto micro e macro.

3. Perfil do público alvo

Trace o perfil do público que pretende atingir considerando os aspectos geográfico, econômico e demográfico. Lembre-se que quanto melhor o público alvo for "desenhado" melhor será conhecido e mais fácil de entendê-lo e atendê-lo.

4. Ciclo de vida dos produtos/ serviços

Defina em que estágio se encontra seu negócio, produtos ou serviços levando em consideração os seguintes aspectos:

Germinação - É a fase em que um novo produto é apresentado ao mercado.

Crescimento - Essa fase é caracterizada pelo rápido crescimento da demanda, pela entrada de novos concorrentes.

Maturidade - O mercado encontra-se saturado e estável, lucros chegam ao ápice.

Declínio ou Morte - Um produto que oferece um conjunto superior de benefícios substitui o produto "velho".

É muito importante que você perceba o estágio para ter a real noção da validade dos investimentos necessários.

5. Mercado

5.1 Análise setorial

Faça uma análise das forças, atratividade e fatores de sucesso do setor.

5.2 Forças básicas do setor

Faça uma análise das facilidades e/ou dificuldades de entrada no setor, o poder dos fornecedores, o poder dos consumidores, a existência de produtos substitutos e a concorrência.

5.3 Oportunidades de crescimento

Descreva quais são as oportunidades para penetração de mercado, desenvolvimento de novos mercados, desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços e de diversificação de produtos e/ou serviços.

6. Clientes

6.1 Necessidades do cliente

image

Baseado na Pirâmide de Maslow acima descreva quais são as necessidades que seu produto ou serviço satisfazem para cada um dos níveis.

Cada nível de necessidade representa um benefício a ser adquirido por parte do consumidor. Este estudo permite que os benefícios dos produtos e/ ou serviços estejam integralmente conectados com as necessidades e/ ou desejos dos clientes.

6.2 Valores dos clientes

image

Baseado na Pirâmide de Valores acima descreva quais são os valores que seu produto ou serviço satisfazem para cada um dos níveis.

6.3 Segmentação de mercado

Utilize as seguintes variáveis para a análise:

VARIÁVEIS

Geográfica

→ Região

→ Concentração (urbana/ rural)

→ Tamanho do mercado

Demográfica

→ Idade

→ Ocupação

→ Educação

→ Classe social

Psicografia

→ Estilo de vida

Comportamental

→ Ocasião de compra

→ Grau de lealdade

→ Taxa de uso

7. Ambiente concorrencial

Descreva o ambiente concorrencial que sua empresa estará inserida levando em consideração a concorrência de produtos e/ou serviços substitutos.

7.1 Liste os concorrentes diretos de seus produtos e/ou serviços. Escolha pelo menos os três principais concorrentes

Concorrentes

→ Atuação

→ Público alvo

→ Pontos fortes

→ Pontos fracos

→ Estratégias utilizadas

7.3 Vantagens competitivas dos Concorrentes (selecionar os principais concorrentes)

→ Diversidade de produtos/ serviços

→ Estacionamento

→ Preços

→ Ambiente

→ Condições de pagamento

8. Análise FOFA – Força – Oportunidades – Fraquezas – Ameaças

(fatores externos são relativos aos concorrentes e os fatores internos relativos a sua empresa)

Fatores Externos

→ Oportunidades

→ Ameaças

Fatores Internos

→ Pontos fortes

→ Pontos fracos

9. Análise de risco

9.1 Sazonalidade

Descreva como ocorre a sazonalidade de seu negócio. Sazonalidade significa aumento ou redução de demanda de forma significativa em determinados períodos do ano.

9.2 Efeitos da economia

Faça uma análise de como a situação econômica local, regional, nacional ou mundial podem afetar seu negócio.

9.3 Controles governamentais

Analise qual o grau de controle que o governo exerce sobre sua atividade.

9.4 Existência de monopólios

Analise se seu setor enfrenta problemas por atuar em área que haja monopólio, levando em consideração inclusive este fator em relação à fornecedores.

9.5 Expansão

Analise se o setor em que está atuando se encontra em retração, estagnação ou crescimento.

9.6 Barreiras à entrada de novas empresas

Analise quais as barreiras existentes no setor para a entrada de novos concorrentes.

  • Exigência de capital de investimento
  • Exigência de alto e complexo conhecimento técnico
  • Dificuldade para obtenção de matéria prima
  • Exigência de licenças especiais
  • Exigência de contratos
  • Patentes e marcas que dificultam a legalização da empresa
10. Análise financeira

10.1 Investimento inicial

Preparar um fluxo de caixa por pelo menos 6 meses, utilizando os seguintes itens:

  • Investimentos em instalações
  • Investimentos em equipamentos
  • Investimentos em veículos
  • Serviços de terceiros
  • Material de consumo e utensílios
  • Despesas com a abertura da empresa e inauguração
  • Reserva para despesas não previstas
  • Reserva para capital de giro
10.2 Levantamento das estimativas de custos

Faça uma relação das estimativas de desembolso para os seguintes custos por pelo menos 6 meses

Custos fixos

  • Folha de pagamento
  • Pró labore
  • FGTS sobre a folha
  • INSS sobre a folha
  • Manutenção predial
  • Aluguel do imóvel
  • Energia elétrica*
  • Consumo de água
  • Material de escritório
  • Vale transporte e outros benefícios
  • Provisão de décimo terceiro
  • Provisão de férias e abono de férias
  • Combustíveis e lubrificantes*
  • Telefone (conta de utilização)
  • IPTU
  • Taxas municipais
  • Despesas financeiras
  • Despesas de comunicação
  • Seguro imóvel
  • Seguro auto
  • IPVA (provisão)
  • Licenciamento (provisão)
  • Material de limpeza
  • Despesas bancárias
  • Pagamento de terceiros (contador, consultor e outros)
  • Sindicato patronal
  • Associação comercial e Industrial
* Estes custos podem ser relacionados como Custos Variáveis dependendo da atividade.

Custos variáveis
  • COFINS
  • ICMS
  • PIS
  • CSLL
  • IRPJ ou Super Simples
  • Comissão sobre vendas
  • Custo da mercadoria vendida - CMV
10.3 Análise de lucro

Determinação do lucro baseado nos preços praticados no mercado

Lucro Esperado = Faturamento médio do setor – (Custos Variáveis + Custos Fixos).

Ou seja:

Le = FMS – (CV + CF)

Determinação de Receita baseada no lucro desejado

Receita = Custos Variáveis + Custos Fixos + Despesas Comerciais + Lucro Desejado

Ou seja:

R = CV + CF + Ld

10.4 Retorno do investimento

Determinação da taxa de retorno mensal do investimento

Retorno do investimento = (Lucro mensal x 100) / Investimento

10.5 Prazo de retorno

Determinação do tempo, em meses, do retorno do investimento.

Prazo de Retorno = Investimento / Lucro mensal

Com esse Plano de Negócio contemplamos, se não todos, praticamente todos os aspectos importantes de um planejamento de um novo empreendimento para determinação da validade ou não do investimento.

Uma questão importante, que não podemos deixar de destacar, é que uma empresa que já existe, que já está em funcionamento e que por algum motivo não fez seu Plano de Negócio, deve sim fazê-lo agora. Isto com certeza evitará uma série de problemas futuros.

Escrito em abril de 2010.

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